02. O que fazemos

 

O que fazemos?

Caminhamos juntos.

As nossas actividades principais são caminhadas de peregrinação regionais, nacionais e internacionais. Também há encontros de fim-de-semana. A nível internacional, as actividades conjuntas para todo o Movimento são duas: a Caminhada Internacional e o Capítulo Internacional.

Todos os anos, no Verão decorre uma Caminhada Internacional num país diferente. Em 2011 foi em Espanha, em 2012 foi na Alemanha e em 2013 será na Suécia. A Caminhada Internacional é a grande festa dos Companheiros de São Francisco. É um grande encontro onde a diversidade aparece e onde há-que pôr em prática os valores que tentamos viver. Consiste numa caminhada a pé em grupo, de 9 dias com a mochila às costas (10/12 km por dia) com cerca de 20 pessoas de idades, condições e nacionalidades diferentes (para pessoas de maior idade ou que não possam carregar muito peso ou caminhar muito por alguma razão, também há grupos com lugar fixo, com dormidas em camas).

Na Caminhada dos Companheiros de São Francisco, o importante é o convívio, o estímulo das relações humanas, o contacto com a natureza, a austeridade, a vida simples, a paz, a ajuda ao outro, a tolerância e o diálogo e reflexão sobre um tema proposto. Assim, o mais importante não é fazer mais ou menos quilómetros, mas sim o estarmos juntos; nem tão-pouco terminar antes ou depois, mas sim adaptar-se ao que anda menos rápido, para assim integrar e não discriminar, pois isto é o mais prazeroso e solidário. Durante a caminhada há que mostrar o melhor de si mesmo, pondo-se ao serviço uns dos outros. Trata-se de conviver, comer, dormir no chão, cantar, orar, rir e tudo o que faz parte da vida quotidiana.

Todos os anos, na Páscoa, tem lugar o Capítulo Internacional, também num país diferente em cada ano (excepto nos nos países mais afastados - Espanha, Suécia e Portugal). É um encontro no qual permanecemos no mesmo local durante 3 dias. É a altura para o encontro e reencontro, assim como para a exposição e trabalho do tema do ano.

Em Portugal, de momento não existe actividade nacional, e os companheiros portugueses costumam participar nas caminhadas que são realizadas nos outros países. As actividades que temos mais próximas de nós, são as de Espanha.

Em Espanha, realizam-se as seguintes actividades:
-  2 caminhadas por ano - a mini-ruta na Semana Santa (a data depende de quando calha a Páscoa e normalmente faz-se de 4ª feira à noite até domingo, com 3 dias de caminhada) - a Caminhada Nacional, de 8 dias de duração, na primeira quinzena de Agosto. Às vezes também se organizam caminhadas mais locais, de um dia. Costumam ser feitas pelos grupos de Valladolid-Palencia e Madrid.

-  2 encontros anuais: - o Encontro de Outono, no primeiro fim-de-semana de Outubro. É quando se celebra a Assembleia anual dos Companheiros de São Francisco de Espanha e se faz uma avaliação do ano e se organiza o seguinte. - o Encontro de Primavera, em Maio. Neste encontro, os companheiros dedicam-se a trabalhar sobre o tema desse ano. Estes encontros são para reencontros, caminhar um pouco, trabalhar sobre o que esteja proposto, diversão e celebração da nossa amizade.
-  edição da Revista RUTA, com dois ou três exemplares por ano. É um meio de informação e expressão colectiva.