01. Quem somos

 

Companheiros de São Francisco é um movimento internacional cristão, de origem católica, inspiração franciscana e carácter ecuménico, que se forma por movimentos nacionais independentes. O movimento inspira-se no Evangelho de Jesus Cristo e na vida de São Francisco de Assis e Santa Clara, e fomenta um estilo de vida austero, a luta pela justiça e pela paz, e a defesa e conservação da natureza. O movimento Companheiros de São Francisco reúne pessoas que simpatizam com a figura de Francisco de Assis e concordam com os valores que representa. Com estes valores, tentamos viver de acordo com o estilo do irmão Francisco:
-  a Paz
-  o amor pela natureza
-  a simplicidade
-  o gosto pela aventura
-  a alegria de viver
-  a amizade, tolerância, solidariedade e fraternidade com todas as criatures.

É um movimento que te propõe: Caminhar, conviver em grupo, conhecer pessoas e lugares maravilhosos, descobrir a simplicidade, saborear a liberdade, viver aventuras, conhecer-te melhor, cantar, rir, reflectir... Tudo isto através das nossas diversas actividades, especialmente nas Caminhadas, tanto nas nacionais como nas internacionais.

É um colectivo onde se encontram: Pessoas de todas as idades, nacionalidades, culturas e crenças que queiram reflectir juntas sobre a sua vida pessoal e sobre os assuntos importantes da nossa sociedade.

É preciso ser membro para participar? Não, qualquer pessoa interessada pode vir caminhar com os Companheiros e depois, se o desejar, fazer-se membro do movimento no seu país. De momento, o movimento existe nos seguintes países: Alemanha, Inglaterra, Bélgica, Espanha, França, Países Baixos, Suécia e Portugal (em colaboração com o movimento de Espanha).